quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Onde está Carmen San Diego?

Desta vez, trago um pouco de nostalgia de um modo clássico e estonteante que vai prender vocês atrás da telinha!
O clássico jogo Carmen San Diego, totalmente em português, feito para rodar no antigo MS-DOS mas que funciona até os dias de Hoje...


Sinopse:

Carmen Sandiego é uma ladra famosa internacionalmente ao redor do globo, criada para ensinar aos pequenos noções de Geografia. Isso mesmo que você leu, caro amigo (a): Where in the World is Carmen Sandiego? é um jogo educativo, criado pela Bröderbund Software. A personagem em si foi criada por dois ex-funcionários da Disney com esse propósito.
Carmen Sandiego foi uma detetive da agência ACME com inteligência e talento superiores que acabou se cansando de resolver casos por achá-los fáceis demais. Por amor ao desafio, resolveu fundar a VILE (Villains' International League of Evil; Liga do Mal Internacional de Vilões numa tradução livre) e sair por aí roubando vários itens ao redor do mundo desafiando a própria ACME (embora no original seja dito que ela era uma antiga espiã do Serviço de Inteligência de Mônaco e que ela trabalha pra tantos países que ela nem sabe mais quais deles são).


Descrição / Mini Tutorial:

Com Carmen e seus comparsas aprontando por aí, cabe a você prender a turma de uma vez por todas! Você começa na ACME como um simples novato mas, conforme você vai resolvendo casos, você pode virar até agente da Interpol (nível máximo). O jogo tem um visual bem interessante: com a tela dividida em duas, de um lado aparecem imagens de países que você visita e do outro é ação propriamente dita (além de algumas animações engraçadinhas). Logo de início, o jogo vai pedir seu nome, vai perguntar seu sexo e vai pedir o seu código (que é um pequeno password de três letras, porém ele distingue letras em caixa alta e caixa baixa).

Você começa seu jogo no QG, recebendo as informações sobre determinado roubo e, logo após isso, você é mandado para a cidade onde tal roubo aconteceu, tendo um limite de uma semana para capturar o bandido (a), que resolve vagar pelo mundo por motivos obscuros. Prender o criminoso aqui não é questão apenas de achá-lo e dizer "Preso em nome da lei!" Para prendê-lo, você precisará de um mandado. Você obtém esse mandado reunindo as características que as pessoas te dão em sua caçada ao criminoso e em seguida computando tudo. Se tudo der certo, você conseguirá seu suspeito e o mandado (ou ficará sem mandado, caso as informações batam com as de dois ou mais suspeitos). Para evitar esse inconveniente, o jogo tem dossiês de toda a VILE para você analisar e ter certeza antes de expedir um mandado, porque levam-se três horas para isso (tempo que, às vezes, pode ser precioso). Ao chegar nas cidades, você sempre terá três prédios a visitar, onde alguém lhe dará uma dica de para onde o bandido foi, com algumas fáceis enquanto outras nem tanto (até hoje eu lembro de me questionar que raios eram "Afrescos Etruscos") e ocasionalmente uma característica sobre o criminoso, como cor de cabelo ou veículo usado. Ao viajar pelos países, o jogo não leva fusos horários em conta, ou seja, ir ao país errado pode ser um erro fatal, pois você terá que voltar de onde você veio e ir ao país certo. No canto inferior esquerdo da tela, abaixo da imagem do país, está o nome da cidade e a data atual. Do lado dessas informações, temos os menus para navegar no jogo, que são:



Menus:
Arquivo - Aqui você encontra as opções de "Novo Jogo", "Salvar", "Sair" e o "Sobre o Carmen..." que contém algumas poucas sobre quem criou o jogo e a data de quando foi criada( Será que você já era nascido? xD )
Opções - Ativa / desativa o som e ativa/desativa o joystick.
ACME - Na opção "Lista da ACME", você verifica sua patente e de quem mais tem jogo salvo e ainda a quantidade de missões que já foram cumpridas.
Hall da Fama - É para ai que seu nome vai quando você zerar o jogo :) .
Dossiês - Informações e caracteristicas dos vilões que você poderá encontrar e ter que prender durante o jogo.

Botões:
Avião - Não tem nome, só a figura de um avião. Ao clicar nele, você é apresentado ao mapa-múndi e tem três ou quatro opções de destino. Uma delas é onde o bandido passou ou onde você irá achá-lo.
Lupa - Ao clicar nesse botão, você pode andar pela cidade (perdendo um tempinho com isso) e reunir informações sobre o bandido. Vale lembrar que, se você viajar para algum lugar errado, as pessoas não te darão informação alguma.
PC - Aqui você pode ver os dossiês e expedir mandados.

Embora possa parecer um jogo meio chatinho ao se descrever, Carmen Sandiego na verdade é bem interessante, além de adicionar alguns conhecimentos de Geografia e uma certa dose de desafio (principalmente no final). Jogo que merece ser jogado, além de que, foi muito bem traduzido.

Dica: Em caso de duvidas durante o jogo, tem um arquivo TXT chamado "dadosd~1.txt" na pasta do jogo que é o banco de dados que será muito falado durante o jogo.

Qualquer duvida, é só postar nos comentários que responderei o mas breve possível!

Segue o link para download:

2 comentários:

  1. É meu caro, lembro bem nas noites perdidas que esse jogo causou, e quando você gravou ele para mim em um Disquete de 1,44mb com vários jogos !!!! rs..... #nostalgia

    ResponderExcluir
  2. não tem como disponibilizar outra fonte para download do jogo, o megaupload esta fora do ar

    ResponderExcluir